“Mantenha distância. Área de risco”. Esse foi o aviso fixado pelo Corpo de Bombeiros no prédio principal do campus IV da Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de Rio Tinto, litoral norte paraibano. Após o desabamento de parte do telhado, estudantes contataram o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que averiguou e em seguida interditou o local.
De acordo com a estudante Kievnny Mendonça, o espaço interditado abriga a área administrativa do campus. “No prédio funcionam as coordenações de seis cursos, além de três salas de aula, a sede do Diretório Central dos Estudantes e a única biblioteca que temos”. Diante da falta de segurança e estrutura, os estudantes anunciaram a realização de um ato público na próxima quarta-feira (8), a partir das 10 horas.
Para o estudante Filipe Lourenço, que integra o Diretório Central dos Estudantes, “o ato servirá para cobrar agilidade na conclusão das obras do Campus IV e mais segurança, já que todos esses fatores refletem cotidianamente na qualidade da educação da gente”, alegou.
Em funcionamento desde 2006, o campus do Litoral Norte vem sendo alvo de insatisfação e denúncias dos estudantes, que alegam falta de manutenção e morosidade na conclusão da obra, com prazo de entrega previsto inicialmente para 2009. Segundo a estudante Rebeca Queiroz, “o projeto de criação do campus previa que tanto os órgãos administrativos, quanto a biblioteca deveriam ser construídos entre 2007 e 2008, mas hoje não é isso o que vemos aqui”, relatou.
Além dos setores apontados pela estudante, o projeto de criação previa que outros prédios entrassem em funcionamento ainda em 2006, a exemplo do restaurante e da residência universitária. No entanto, embora investidos aproximadamente R$ 23 milhões nos últimos quatro anos, com exceção de algumas salas de aula e laboratórios, toda a estrutura do Campus IV ainda está incompleta e sem perspectiva de conclusão.
Da Ascom do DCE-UFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário