sábado, 19 de março de 2011

Sobre o adiamento das aulas

Então, antes o problema era em Rio tinto(RT), agora é Mamanguape(MME) e são TODOS os cursos de lá agora com problemas sérios, principalmente relacionados a laboratórios e espaços para instalação dos mesmos. Chegou a cama do laboratório de hotelaria, mas não tem lugar para por, e assim por diante.

As aulas não voltaram por causa da falta de água em MME e fiquem sabendo que próximo período vai ter problema, pois, Scaico entrou em contato com a cagepa e ele sentiu q a mesma não tem interesse em melhorar/instalar o abastecimento lá. A água de MME, mesmo que raramente, mas chegava, era de uma moradora próxima que autorizou a utilização da mesma pela universidade, sendo que fazem mais de 3 meses que a Universidade não paga uma conta se quer, e daí foi cortado de vez o abastecimento que já era precário. Os carros pipa serão contratados por volume de água para abastecer MME por 6 meses, tempo que esperamos que o abastecimento do campus seja regularizado pela cagepa.

Estão para iniciar as obras das caixas d´agua tanto em RT quanto em MME. Mais uma exigência da paralisação sendo concretizada e assim esperamos reduzir os prejuízos do campus por falta d´agua. Assim como a construção da oficina de Design em Rio tinto, que também é conquista da paralisação, já que a oficina não constava no projeto inicial do campus.

Eu falo isso, pois alguns MUITOS estudantes e professores de MME não estavam muito preocupados na paralisação, queriam mesmo era que voltassem as aulas a qualquer custo pois o problema era em Rio Tinto. O campus é um só e está ai a prova que por causa de problemas em MME as aulas foram adiadas, assim como no passado o problema era em RT.

Teve professor no conselho do dia 17, que na época da paralisação era contra, que agora vem dizer que não tem apoio dos estudantes para parar de novo. CLARO! Agente se ferrou mais do que ninguém pra conseguir melhoria pro campus, ele e mais outros, junto com alguns estudantes e funcionários eram contra e agora querem que nós briguemos de novo?

Ainda existem aqueles que abrem a boca pra falar mal da paralisação, pois alegam que se prejudicaram. Eu e mais um grupo de pessoas (DCE ou não) fomos, COM CERTEZA, os mais prejudicados! Dormimos no chão, 30 dias praticamente sem pisar em casa, pressão psicológica 24h por dia, desgaste emocional, físico e psicológico, necessidades de vários tipos, inclusive de alimentação, fora as notas baixas tiradas quando voltaram as aulas, pois como a exemplo de alguns estudantes que ficaram em casa de “férias” em vez de estudar, preferiram nos culpar por sua irresponsabilidade e não dar tempo de estudar pras provas em cima da hora. E agente que estava lá? E nós que não tivemos tempo pra nada e mesmo depois das conquistas ainda tem a audácia de abrir a boca pra falar mal do movimento. Cada um tem seu ponto de vista e precisa ser respeitado, só que para se ter opinião sobre um assunto, precisa-se ter conhecimento de causa sobre o mesmo.

Tivemos vitorias com a paralisação? SIM! Mesmo não sendo como esperávamos, mas tivemos vitorias. Esclarecendo, não tem nada a ver o adiamento com a paralisação.

Outro esclarecimento é que também não tem nada a ver com a greve dos funcionários e Joás falou em reunião que os funcionários do Campus IV não irão parar! Será? Com experiência própria, a Universidade consegue funcionar por um certo tempo sem funcionários, mas não por muito tempo.

Povo, precisamos nos unir, Mamanguape, Rio Tinto, DCE, CA´s, e todos os estudantes. Preciso saber de vocês a opinião de todos, pois agora eu, Humberto (antropologia) e Ewerton (computação) são os conselheiros estudantis e defendemos nossos interesses. Temos que pensar no conforto de TODOS e não somente em uma pequena parcela.

Gostaria de compartilhar que em conversa com Scaico no gabinete me senti mais a vontade com a nova gestão que já começa a dar bons resultados. Convocou os estudantes e coordenações de curso para que, individualmente, apresente seus problemas ao centro para tentar resolver. E não tenho vergonha de falar que talvez estivesse errado na época da eleição. Eu quero mesmo é sair como o errado da história, porque assim saberei que quem saiu ganhando foi o Campus IV.

Pessoal, foi muito legal ver os estudantes na reunião do conselho de centro, que isso se repita em Mamanguape e com maior número de pessoas. Precisamos de vocês lá até pros conselheiros estudantis escutar todos que estiverem lá e tomar a decisão com os interesses da nossa categoria!

Lermbrando que quarta dia 23 tem reunião novamente em MME as 14hrs.

Por: Hugo Yuri

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o DCE, pelo blog e pela luta ao lado dos estudantes. Conheço o trabalho da gestão que votei ! o/ e vamos a luta :)

    Não quero só diploma, quero ter a capacidade de ter meu diploma, com um curso completo, não feito por partes.. pq o MERCADO quer o nosso melhor !")

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Vc tem todo razão quando fala do tempo empenhado na paralisação por aqueles que lutaram diretamente pelas melhorias. Eu fui um dos que preferi ir ra casa estudar, pois desde sempre me propus estudar de verdade. Espero vê o DCE firme e forte na luta pelos nossos direitos. Mas um vez parabéns pela luta.

    ResponderExcluir
  3. gente confesso q o meu conhecimento sobre os problemas do campus IV ainda era pouco, mas msmo assim um tanto quanto suficiente.
    me orgulho muito por vcs do vira mundo, sabr q temos pessoas q estão procurando por mudanças lutando sem desistencia, me lembra d um tempo marcante aqui no Brasil: Caras-pintadas.
    sortCaras-pintadas para todos nós.

    ResponderExcluir